A Comissão de Prevenção à violência Escolar, da Secretaria Estadual de Educação, encaminhou para a escola um documento intitulado: Orientações Básicas para Prevenção da Violência Escolar, elaborado com o objetivo de garantir uma base significativa à construção de ações, no âmbito escolar, visando à prevenção, redução e erradicação do fenômeno da violência neste contexto.
Com base neste documento professores, alunos e direção da EEB Roberto Moritz elaboraram um projeto contra o Bullying na escola. Pois, dentro das escolas, este é um dos tipos mais comuns de violência. Além de conviver com um estado constante de pavor, uma criança ou adolescente vítima de bullying talvez sejam as que mais sofrem com a rejeição, isolamento, humilhação, a tal ponto de se verem impedidas de se relacionarem com quem ela deseja, de brincar livremente, de fazer a tarefa na escola em grupo, porque os mais fortes e intolerantes lhe impõem tal sofrimento.
O projeto foi desenvolvido em várias etapas. Iniciou-se com uma palestra de orientação para os professores. Depois, foi aplicado de um questionário para todos os alunos para, desta forma, fazer um diagnóstico da realidade da nossa escola. Com os resultados foram elaborados gráficos e apresentados e discutidos com os professores em reunião pedagógica. Feito isto, durante uma confraternização com os pais, os mesmos foram orientados sobre o tema também por meio de uma palestra. Na sequência do projeto, a equipe pedagógica teve conversas dirigidas com todos os alunos e os professores deram continuidade com trabalhos em sala de aula.
Dentre as ações realizadas, tivemos: dramatização, teatro, paródias, cartazes, jogos, histórias em quadrinhos, filmes e debates. Para a finalização do projeto as produções foram socializadas com todos os alunos em apresentações.