quarta-feira, 9 de junho de 2010

Projeto Contra a Violência na Escola - Bullying

A E.E.B. Roberto Moritz está implantando o projeto Contra Violência na Escola. Para isto, no último dia 31, durante a reunião pedagógica a professora MCs. Aracy Santos Sens deu uma palestra com assuntos relacionados à violência escolar, mas com foco principal no “Bullying”. A Professora esclareceu que o termo “Bullying” é novo, mas a prática é muito antiga. Durante a reunião os professores foram orientados como conduzir o projeto com as respectivas turmas e também a observar se está acontecendo à prática do “Bullying” na escola. Para resolver isto a escola está propondo ações dentro do projeto como, palestra para os pais, diferentes metodologias e todos os tipos de orientações para que o tema fique entendido por todos.


Para entender melhor:

O que é Bullying?
È uma prática que compreende todas as atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas, na escola, por um aluno (ou grupo) contra outro(s), causando angústia e sofrimento à(s) vítima(s)

Orientações às crianças e aos adolescentes:
Se você está sendo vítima de bullying, ou se conhece alguém que está, procure a ajuda de seus pais, da escola ou do Conselho Tutelar. E ligue para o Disque 100.

Orientações à família e aos responsáveis:
Dialogue mais com seus filhos. / Eduque estabelecendo limites./ Fique atento a mudanças de comportamento./ Ensine o respeito às diferenças e dê bons exemplos.

Em caso de bullying: Não culpe a criança, busque auxílio psicológico./ Comunique a direção da escola, ao Conselho Tutelar ou ao Ministério Público o fato.

Orientações à escola:
Ter regras claras contra o bullying./ Desenvolver programas antibulying que envolvam professores, pais e alunos. / Trabalhar o respeito à diversidade. / Em caso de bullying, informar, sendo necessário, o Conselho Tutelar.


Sites relacionados:
                             http://enfrentamentoaobullyingescolar.blogspot.com/
                             http://www.abrapia.org.br/
                             http://www.bullying.com.br/
                             http://www.observatoriodainfancia.com.br/ -

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela abordagem desse tema na Escola.
Parabenizo tb. direçao, corpo aministrativo, docentes pelo jantar dançante oferecido aos pais.
É a verdadeira integraçao escola-comunidade
Raul Imhof
Gerente Regional de Educaçao

Unknown disse...

O tema abordado é relevante para o bom desenvolvimento das atividades pedagógicas. Crianças que sofrem com o bullying, acabam tendo prejuízos no processo de aprendizagem. Parabéns aos Professores e equipe diretiva da Escola.